Ações do Site Notícias
Acessibilidade - Alto Contraste - Tamanho da Fonte   A+    A    A-
Texto Alternativo Texto Alternativo Texto Alternativo
Domingo, 27 de maio de 2018 - Aracaju -SE
  HOME MAPA OUVIDORIA
Institucional Texto2
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
  InstitucionaTopol

FPI devolve 555 animais à natureza na primeira semana de fiscalização
11/05/2018 

Nesta sexta-feira, 11, a equipe Fauna da Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe - coordenada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - fez uma nova soltura de animais.


Foram devolvidos ao bioma caatinga 229 aves, um tatu e um teiú. A escolha dos locais de soltura é feita pelos técnicos pensando na adaptação e reinserção desses animais ao meio ambiente.


Na quinta-feira, 10 de maio, a equipe Fauna devolveu à natureza 324 aves, totalizando 555 animais soltos na primeira semana de trabalho da FPI.


Entre as espécies de aves soltas nesta sexta, estão: bigodinho, vira bosta, pássaro preto, canário da terra, tipio, azulão, tico-tico, cardeal ou galo de campina, rolinha fogo-pagou, rolinha caldo de feijão, arribaçã, sebinho, gralha-cancã, papa capim, garibalde, joão crioulo, sabiá laranjeira, pega, sanhaço, cinzento, tuim, golinho, sofre, periquito rei e fitinha ou tico-tico rei.


Acompanhe os números

Nos quatro primeiros dias de operação, foram resgatadas 840 aves, 78 jabutis e dois tatus, um sagui e teiú nos municípios de Japoatã, Propriá, Aquidabã, São Francisco e Muribeca e Cedro de São João. Após o resgate, os bichos passam por cuidados de veterinários de animais silvestres e biólogos. Os animais considerados aptos são devolvidos à natureza. Outros precisam passar por readaptação antes de serem libertados.


Entrega voluntária


Durante a Fiscalização, a equipe Fauna recebe animais silvestres no local de triagem provisório, que fica localizado no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), em Propriá.


Quem fizer a entrega voluntária fica livre de multas e processo na Justiça. Para fazer entrega basta ir até o local e assinar um termo. É preciso levar documentos oficiais de identificação para que a doação seja efetivada.

Equipe Fauna

Integram a equipe Fauna da FPI em Sergipe profissionais do Ibama, Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, ONG Centro da Terra, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju, Universidade Federal de Sergipe e Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio São Francisco.

Instituições Parceiras

Vinte e oito instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. São 16 órgãos federais, 9 órgãos estaduais, dois órgãos municipais e uma instituição da sociedade civil organizada. Confira: Ministério Público do Estado de Sergipe, Ministério Público Federal em Sergipe, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Ministério Público do Trabalho, Fundação Nacional de Saúde, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência do Patrimônio da União, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Fundação Cultural Palmares, Capitania dos Portos de Sergipe, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Museu de Arqueologia de Xingó, Universidade Federal de Sergipe, Agência Nacional de Mineração, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe, Polícia Militar de Sergipe, Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, Coordenação de Vigilância Sanitária de Sergipe, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aracaju, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e Centro da Terra – Grupo Espeleológico de Sergipe.

Fonte: Assessoria de Comunicação – FPI/SE

Clique aqui e acompanhe todas as notícias da FPI em Sergipe

 
 

 

Imagem
FPI/SE
Imagem
FPI/SE
Imagem
FPI/SE
Imagem
FPI/SE
Imagem
Imagem
     
Texto Alternativo
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 - CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO
ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 - Tel:79-3209-2400
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação
Texto Alternativo Atualizado pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Sergipe
Texto Alternativo
© 2000 - 2018 - Ministério Público de Sergipe Todos os direitos reservados
Texto Alternativo