Ações do Site Notícias
Acessibilidade - Alto Contraste - Tamanho da Fonte   A+    A    A-
Texto Alternativo Texto Alternativo Texto Alternativo
Domingo, 23 de julho de 2017 - Aracaju -SE
  HOME MAPA OUVIDORIA
Institucional Texto2
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
  InstitucionaTopol

Racismo, drogas, bullying e homofobia são abordados na culminância do Projeto João Cidadão
12/07/2017 

Criatividade, informação e cidadania marcaram a culminância do Projeto João Cidadão, promovida, na manhã desta segunda-feira, 10, pelo Ministério Público de Sergipe, através do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – SEED.

O encontro foi no Centro Educacional Vitória de Santa Maria e contou com a presença de diretores, professores e alunos dos Colégios Estaduais: Barão de Mauá, Professor Acrísio Cruz, Atheneu Sergipense, Professor Paulo Freire, Armindo Guaraná e Professor Leão Magno Brasil. Através de dança, teatro, cordel e conversas falaram sobre drogas, bullying, racismo, homofobia e retrataram os direitos contidos na cartilha “João Cidadão: Um Jeito Simples de Entender Seus Direitos”.

A mesa de abertura foi composta pelo Secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho; pelo Promotor de Justiça e Diretor do Centro de Apoio Operacional à Educação do MPSE, Dr. Alexandro Sampaio Santana; pela Diretora de Educação de Aracaju (DEA), Eliane Passos; pela Diretora do Centro Educacional do Ministério Público (CEMP), Selma Siqueira; pelo Diretor do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, Alex Fabiano; e pela Diretora Regional de Educação (DRE 8), Iris Virginia.

"O João Cidadão tem uma culminância, mas não tem um fim. Hoje estamos colhendo frutos de um trabalho feito no Estado com os nossos jovens. Não se trata apenas levar informação do que é o direito, mas sim de que forma ele se aplica no cotidiano das pessoas. Talvez a palavra mais importante seja dever, porque eu tenho o direito de estar na escola, mas eu tenho, mais ainda, o dever de preservá-la, de não riscar a carteira, de não pichar o banheiro. E o João Cidadão traz essa ideia: conhecer seus direitos e respeitar seus deveres. É isso que queremos trazer à mente desses jovens. E, além disso, o Ministério Público quer que eles sejam disseminadores dessas ideias”, disse Dr. Alexandro Sampaio Santana.

Conheça o João Cidadão

O Projeto “João Cidadão” é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público e tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da cultura de direitos humanos no Brasil e promover uma maior aproximação entre o Ministério Público e a sociedade.

Em abril desse ano, alunos do Colégio Vitória de Santa Maria apresentaram alguns dos direitos contidos na cartilha “João Cidadão: Um Jeito Simples de Entender Seus Direitos”, durante o lançamento do Projeto no MP de Sergipe.

Direito à saúde, proteção à maternidade, registro civil, proteção à infância, direito à educação, trabalho aprendiz, voto e participação popular, responsabilidade por atos infracionais, acesso ao ensino superior, direito à água de qualidade, combate à violência contra a mulher, direitos das pessoas com deficiência, direitos da pessoa idosa são alguns dos temas abordados na cartilha.

O “João Cidadão”, além de mostrar os direitos e os deveres que afetam a vida cotidiana dos brasileiros, fala também sobre a importância da atuação do Ministério Público – instituição pública que defende a efetivação dos direitos, o respeito à democracia, às leis e à preservação do patrimônio público.

Em Sergipe, o Projeto já foi apresentado a 622 escolas do ensino fundamental e do ensino médio das redes municipais e estaduais.


Clique aqui e confira a Cartilha João Cidadão: Um Jeito Simples de Entender Seus Direitos


Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe


Fotos: Géssica Souza

 

 

Imagem
MPSE
Imagem
MPSE
Imagem
MPSE
Imagem
MPSE
Imagem
MPSE
Imagem
MPSE
     
Texto Alternativo
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 - CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO
ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 - Tel:79-3209-2400
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação
Texto Alternativo Atualizado pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Sergipe
Texto Alternativo
© 2000 - 2017 - Ministério Público de Sergipe Todos os direitos reservados
Texto Alternativo