Ações do Site Notícias
Acessibilidade - Alto Contraste - Tamanho da Fonte   A+    A    A-
Texto Alternativo Texto Alternativo Texto Alternativo
Sexta-feira, 15 de dezembro de 2017 - Aracaju -SE
  HOME MAPA OUVIDORIA
Institucional Texto2
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
  InstitucionaTopol

FPI/SE realiza ato em defesa do 'Velho Chico', que completa 516 anos nesta quarta-feira
04/10/2017 

Nesta quarta-feira, 04, dia em que são celebrados os 516 anos do rio São Francisco, a Fiscalização Preventiva Integrada - FPI/SE - realizou um ato simbólico em defesa do 'Velho Chico'. Desde o último dia 25 de setembro, 13 equipes formadas por mais de 30 instituições, coordenadas pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), estão realizando atividades fiscalizatórias e de educação ambiental em 10 municípios do Baixo São Francisco, em Sergipe.

A Procuradora da República Lívia Tinôco ressaltou a necessidade de chamar a atenção das autoridades. "Porque sem os investimentos dos Ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente para que ações de revitalização do Rio sejam, de fato, empreendidas, o São Francisco irá morrer", alertou.

Ainda segundo Lívia Tinôco, "o Comitê Gestor do 'Programa de Revitalização do Rio São Francisco', alardeado pelo Governo Federal, não saiu do papel".

A Promotora de Justiça Dra. Allana Rachel Monteiro também reforçou a importância da preservação do 'Velho Chico'. "Hoje é um dia de celebração, mas com um gosto amargo pela situação de degradação em que vive o nosso rio".

"O São Francisco precisa ser cuidado e revitalizado. E esse Programa Continuado de Fiscalização Preventiva Integrada está para essa defesa. Todos os esforços estão sendo feitos, com a soma do trabalho de vários órgãos fiscalizatórios e ambientais",  disse o Vice-Presidente do CBHSF, Maciel Oliveira.

O Promotor de Justiça do Ministério Público de Alagoas Alberto Fonseca, Coordenador da FPI no estado, também participou do ato.

Fiscalização Preventiva Integrada

O objetivo da FPI é proteger o meio ambiente natural e cultural da Bacia do Rio São Francisco e melhorar a qualidade de vida do povo da região, por meio de ações planejadas e integradas de conservação e revitalização.

Equipes da FPI/SE

Espeleologia e Arqueologia; Mineração; Aquicultura; Aquática; Fauna; Patrimônio Cultural; Comunidades Tradicionais; Saneamento I e II; Gestão Ambiental I e II; Agrotóxicos; Flora; e Abate.

Instituições parceiras

Várias instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe, são elas: Ministério Público Federal e Estadual; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Fundação Nacional de Saúde; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Secretaria do Patrimônio da União; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; Fundação Cultural Palmares; Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga; Marinha do Brasil; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Museu de Arqueologia de Xingó da UFS; Universidade Federal de Sergipe; Departamento Nacional de Produção Mineral; Coordenação De Vigilância Sanitária; Administração Estadual do Meio Ambiente; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria de Estado da Cultura; Polícia Civil; ONG Centro da Terra; ONG Fundação Mamíferos Aquáticos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FPI/SE

 

 

Imagem
FPI/SE
Imagem
FPI/SE
Imagem
FPI/SE
Imagem
FPI/SE
Imagem
Imagem
     
Texto Alternativo
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 - CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO
ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 - Tel:79-3209-2400
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação
Texto Alternativo Atualizado pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Sergipe
Texto Alternativo
© 2000 - 2017 - Ministério Público de Sergipe Todos os direitos reservados
Texto Alternativo