Ações do Site Notícias
Acessibilidade - Alto Contraste - Tamanho da Fonte   A+    A    A-
Texto Alternativo Texto Alternativo Texto Alternativo
Sábado, 21 de outubro de 2017 - Aracaju -SE
  HOME MAPA OUVIDORIA
Institucional Texto2
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo
  InstitucionaTopol

Procuradores-Gerais de Justiça se reúnem com Procuradora-Geral da República
11/10/2017 

O Procurador-Geral de Justiça de Sergipe José Rony Silva Almeida se reuniu com a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, nesta segunda-feira, 9, em Brasília, durante reunião promovida pelo Ministério Público da União (MPU) e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG).

O encontro faz parte do fórum permanente de diálogo entre os ramos e unidades do Ministério Público, e contou com a participação de todos os procuradores-gerais dos Estados brasileiros ou de seus representantes.

Para os PGJs, a reunião oportunizou amplo debate acerca de temas discutidos nas recentes reuniões do Conselho de Procuradores Gerais. Durante três horas os representantes estaduais puderam apresentar suas ponderações e debater sobre temas voltados ao fortalecimento da autonomia das unidades do Ministério Público.

Dentre os temas discorridos estiveram em pauta: preocupação com a autonomia das unidades ministeriais; o excesso de normatizações e burocratização de processos junto ao CNMP, que muitas vezes fere a autonomia das Instituições; necessidade de estratégias comuns para discussões de projetos em tramitação no parlamento como o Extrateto, Lei de Abuso de Autoridade, reforma do código de processo penal, bem como de matérias em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ocasião, Raquel Dodge afirmou que o principal objetivo do encontro foi incentivar a união dos ramos do Ministério Público, bem como encurtar a distância entre os membros nos Estados, além de estabelecer um diálogo permanente e horizontal na Instituição. “Todos os membros devem ter vez e voz no Ministério Público.”, disse a Procuradora.

Já os Procuradores-Gerais de Justiça destacaram a importância dessa interlocução para o fortalecimento das Instituições e a otimização dos trabalhos em defesa da sociedade. "Encontros periódicos são fundamentais para discutirmos diversos temas, muitos deles comuns aos Ministérios Públicos", ressaltou o Presidente do CNPG e Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público em Santa Catarina (MPSC), Sandro José Neis.

Raquel Dodge aproveitou a oportunidade para apresentar parte dos integrantes de seu gabinete e colocar a equipe à disposição dos procuradores-gerais. Ela solicitou, ainda, atenção especial dos Estados na atuação eleitoral.

Para Rony Almeida, esses encontros além de promover a interlocução, permitem mensurar e avaliar o desempenho do MP brasileiro. “Nossa caminhada só é produtiva, quando se estabelece uma parceria harmoniosa”, salientou o PGJ de Sergipe. Rony Almeida destacou, ainda, a importância de se construir, a cada dia, um Ministério Público resolutivo e eficiente.

Ao final da reunião, o grupo deliberou pela periodicidade dos encontros, constituindo o Fórum Permanente de Diálogo entre os MPs Estadual e Federal. Além disso, novo encontro foi planejado, com data e local a serem combinados posteriormente.

Coordenadoria de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
Fone: (79) 3209-2865 / 3209-2651
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe


Com informações da Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República

 



 

 

Imagem
foto1
Imagem
foto2
Imagem
foto3
Imagem
foto4
Imagem
Imagem
     
Texto Alternativo
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SERGIPE
AV. CONSELHEIRO CARLOS ALBERTO SAMPAIO, 505 - CENTRO ADMINISTRATIVO GOV. AUGUSTO FRANCO - Bairro: CAPUCHO
ARACAJU - SERGIPE - CEP: 49081-000 - Tel:79-3209-2400
Texto Alternativo
Texto Alternativo
Texto Alternativo Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação
Texto Alternativo Atualizado pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Sergipe
Texto Alternativo
© 2000 - 2017 - Ministério Público de Sergipe Todos os direitos reservados
Texto Alternativo